quinta-feira, outubro 22, 2009

Programa Paroquial 2009 – 2010

Programa Paroquial 2009 – 2010

Meta do ano: Até ao fim do ano pastoral de 2009 - 2010 todo o povo da Paróquia de Loures, em conjunto com as suas instituições, através de várias vivências, é sensibilizado para o valor da união entre as pessoas.

ano pastoral de 2009 - 2010” significa a vida na Paróquia de Loures entre Setembro de 2009 e Julho de 2010.

todo o povo” significa que o alvo do programa apresentado é a totalidade das pessoas que residem no território paroquial, não só “os que vêm”, “os que praticam”. Apesar desta premissa, há a consciência de que nem todos corresponderão às interpelações paroquiais.

instituições” significa todas as IPSS, corporações, agrupamentos civis e religiosos existentes no espaço da Paróquia, a saber: Escolas, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, Bombeiros Voluntários, estabelecimentos comerciais e industriais, IPSS, Colectividades e PSP. A participação destes organismos será marcada pelo seu âmbito de acção, objectivos específicos próprios e disponibilidade dos mesmos e, também, pela capacidade paroquial de envolvimento das mesmas.

através de várias vivências” quer dizer que o método usado na acção pastoral paroquial consiste no apelo à vivência de uma proposta, de resposta às interpelações feitas e não na afirmação teórica dos valores.

é sensibilizado” significa que o que se pretende é despertar a todos para este valor. Isto realiza-se pelo convite, pela participação e/ou colaboração directa ou indirecta nas iniciativas, pela notícia que se tem delas. Não quer dizer que passam todos a vivê-lo ou praticá-lo.

“valor da união” significa:

Unir pontas, Outubro -Festa da Padroeira
Quebrar barreiras, Novembro - Magusto
Alegrar, Janeiro - Janeiras
Celebrar com o doente, Fevereiro - Dia do Doente
Ir ao encontro, Março - Peregrinação Inter-Paroquial a Fátima
Estar junto, Março/Abril - Páscoa
Aproximação, Maio - Procissão de Velas e Terço nas zonas
Ligação, Junho - Santos Populares

Estes valores marcarão tudo o que se realizar na Paróquia, neste período.

Sem comentários:

Novo site da Paróquia de Loures em www.paroquiadeloures.pt

Site da Paróquia de Loures: www.paroquiadeloures.pt Queremos que os meios que os vários canais da nossa paróquia levem a palavra de Je...