sexta-feira, janeiro 30, 2015

MISSÃO VICARIAL


A missão vicarial acontecerá este ano em Bucelas de 1 a 8 de fevereiro.

As paróquias da Vigararia de Loures-Odivelas estão empenhadas em viverem juntas a alegria da experiência cristã e colaborarem no sonho missionário de chegar a todos.
O texto bíblico inspirador é a narração das bodas de Caná (Jo 2, 1-12). Escolhemo-lo por dois motivos: o primeiro relaciona-se com a presença de Maria, mãe de Jesus, no texto. Dado que a paróquia de Bucelas está consagrada a Nossa Senhora, optou-se por um texto onde Ela estivesse referenciada; o segundo motivo refere-se à simbologia do vinho presente no texto e do facto cultural e social que representa a indústria vinícola em Bucelas.

Vamos celebrar a festa de Nossa Senhora da Purificação em ambiente de missão, guiados pelo convite feito por Maria nas bodas de Caná: «Faz o que Ele te diz!»

A nossa participação é importante neste acontecimento. 

Ouvimos dizer da festa de Natal

Como já vem sendo costume, foi um momento de reencontro depois das férias que junta as crianças e adolescentes da catequese, os seus pais, catequistas e amigos, na Igreja Matriz, depois de um jantar partilhado (na Associação Luis Pereira da Mota).
Este ano, para conhecer um pouco das tradições natalícias nos vários cantos do mundo, fomos à boleia de uma história que falava da diversidade de culturas/ cores e na bagagem trouxemos uma mão cheia de belas canções de Natal. Um obrigada a todos os que agitaram "uma certa fitinha colorida" para a foto final e, claro, aos "voluntários" e ao coro!

Maria dos Anjos Batalha, catequis

Ouvimos dizer das janeiras

"As Janeiras ou "Charólas" à moda das minhas raízes é uma forma de cantar "rezar" ao Menino Jesus e transmitir Alegria e Paz a todos que nos queiram escutar.
Já o Papa na sua Exortação Apostólica "A Alegria do Evangelho" nos diz de forma clara, que devemos sair de nós próprios e ir ao encontro dos outros sem exceções.
Eu adoro as Charólas: de coração, sentir as pessoas, ver seus rostos alegres e tristes numa cama ou de mesa posta e farta é igual, importa é que se faça em prol do bem estar do alheio e em Jesus Cristo.”
Bem Hajam a todos e BOM ANO.
Ilda Oliveira, Infantado

quinta-feira, janeiro 01, 2015

CONVITE - No canto das janeiras aproxima-te do outro com a alegria e paz do natal!

ALTA – URMEIRAS e SAPATEIRAS
4 de janeiro – 15h30. Partida da rotunda, junto à Farmácia Nova de Loures.

Bairro da Milharada e Sete Casas
10 de janeiro - 15h. Partida do moinho.

fanqueiro
17 de janeiro – 11h. Partida da escola.

Guerreiros e S. S. Guerreiros
17 e 18 de janeiro – 15h. Partida da Igreja para ir cantar aos lares.

INFANTADO
10 de janeiro - 10h. Partida de junto à BeActive (ginásio na Rua Diogo Cão), seguindo para a Escola Primária, Rua Vasco da Gama e pracetas.

LOURES
3 de janeiro - 9h30. Partida do Centro Paroquial de Loures.

MARZAgÃO
3 de janeiro - 21h. Partida da Igreja Matriz de Loures.

Mealhada
11 de janeiro - 16h. Partida da Escola Primária.

Montemor
24 de janeiro – 15h. Partida do Lar de Montemor.

Murteira
25 de janeiro – 15h. Partida do café Necas.

Pinheiro de loures

10 de janeiro – 10h. Partida da SFUP.

CANTAR AS JANEIRAS

Na tradição popular portuguesa as Boas Festas assumem expressões diferentes, sendo uma delas o canto das janeiras. Ao logo destes anos tem-se verificado que este hábito é capaz de aproximar as pessoas entre si.
Diz-nos o Papa: “Quanto vivemos a mística de nos aproximar dos outros com a intenção de procurar o seu bem, ampliamos o nosso interior para receber os mais belos dons do Senhor. Cada vez que nos encontramos com um ser humano no amor, ficamos capazes de descobrir algo de novo sobre Deus” (EG, 272).

Assim, queremos que a realização das janeiras seja ocasião para sensibilizar todos para a importância de nos aproximarmos uns dos outros.

Novo site da Paróquia de Loures em www.paroquiadeloures.pt

Site da Paróquia de Loures: www.paroquiadeloures.pt Queremos que os meios que os vários canais da nossa paróquia levem a palavra de Je...